4ª LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA
Ensino Fundamental
6° Ano
TRANSFORMAÇÃO DE MEDIDAS
ORIENTAÇÕES:
Resolva os exercícios. Não há necessidade de copiá-los, mas é muito importante o registro dos cálculos ou raciocínio utilizado para a resolução das questões propostas.
Lembre-se de que, mesmo que se realizá-los em casa, o compromisso, a organização e a dedicação com os estudos são muito importantes.
TENHA UM ÓTIMO ESTUDO!
1) Complete a tabela fazendo as transformações:
3 km | ??? m |
12 m | ??? dm |
4 cm | ??? mm |
3,5 m | ??? cm |
7,21m | ??? cm |
2) Quanto vale em metros:
a) 3,6 km + 450 m =
b) 6,8 hm - 0,34 dam =
c) 16 dm + 54,6 cm + 200mm =
d) 2,4 km + 82 hm + 12,5 dam =
e) 82,5 hm + 6 hm =
3) Expresse:
a) 18,4 M em CM
b) 52,3 KM em M
c) 15 M em MM
d)19,85 M em HM
e) 0,003 KM em MM
f)117,35 MM em DAM
4) Uma corda tem 9,3 m de comprimento. Quero cortá-la em 30 pedaços do mesmo tamanho. Quantos centímetros deve medir cada pedaço?
5) Desejo emoldurar um quadro com comprimento 85 cm e largura 50 cm. Quanto custará emoldurá-lo, sendo que cada metro de moldura custa R$120,00 ?
6) Observe a figura. Quantos metros de rodapé irei gastar nessa saia?
Dado: Cada porta (indicada pelos pontilhados) mede 90 cm de comprimento.
7) Qual dos polígonos tem maior perímetro: um triângulo equilátero de 7 cm de lado, um quadrado de 5 cm de lado ou hexágono de 4 cm de lado?
8) O mapa mostra que para ir do bairro A até o E há dois caminhos. As distâncias estão indicadas em quilômetros.
a) Quantos quilômetros há de A até E, passando por D ?
b) Quantos quilômetros há de A até E, passando por B e C?
c) Qual o trajeto mais comprido? Quantos metros a mais que o outro?
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