1º Ano

Leia o texto a seguir e responda as questões em seu caderno:



Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias

            O Guia do Mochileiro das Galáxias é um dos maiores livros de ficção científica, escrito por Douglas Adams, muito conhecido pelo seu gênero literário: ficção científica e comédia. O livro abrange perguntas como: Quem somos? Para onde vamos? Qual a resposta para a vida, o Universo e tudo mais? Que, na verdade, ao invés de nos dar essas respostas, nos confunde ainda mais. A história possui um filme também, com o mesmo nome do livro.
A história se passa da seguinte forma: Arthur Dent é um homem normal que vai ter sua casa demolida e escapa da destruição do Universo com Ford Prefect, seu melhor amigo, que na verdade é um alienígena, que estava na Terra, disfarçado, enquanto buscava informações para e, para completar a nova edição do livro o Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Os dois conseguem escapar da destruição do Universo embarcando escondidos em uma nave espacial, onde irão viver diversas aventuras.


 1)    Qual é o título do livro que seu professor sugeriu?


 2)    Quando soube do título, qual foi sua impressão sobre o assunto?


 3)    Qual é o nome do autor? O que seu professor comentou sobre ele?


 4)    Na sua opinião, qual é a relação entre esse livro e o conteúdo das aulas?





Olá pessoal,

Segue abaixo as orientações para a realização do trabalho


  • Grupos de no máximo 4 alunos;
  • Deverá ser manuscrito;
  • Na capa deve constar nome completo e número dos participantes e série dos mesmos, e o título do trabalho;
  • Combinaremos a data de entrega.


Bom trabalho a todos!


Questões a serem pesquisadas:

1) Quais as vantagens e desvantagens de se utilizar a energia solar? (1,5 pontos)

2) Qual a importância do Sol para a vida na Terra? Sem ele existiria vida na Terra? (1,5 pontos) 

3) Como o Sol influência no clima das diferentes regiões, na seca e na formação dos ventos? (1,5 pontos) 

4) Procurem textos (letras de músicas, poemas, crônicas e etc.) que citem a palavra 'Sol' e explique qual o significado dele no texto encontrado.  (1,5 pontos) 

5) Discuta com seu grupo sobre o tema abordado e faça uma conclusão sobre o mesmo.  (3,0 pontos)



Obs:  Buscar imagens do pôr-do-sol. (1,0 ponto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário